segunda-feira, 28 de setembro de 2009

“O tempo é uma invenção, não existe”

Prestes a completar 80 anos,Thereza Cardoso Capistrano comemorou no dia 23 de abril de 2007, 50 anos de casada e também 79 anos de idade. Ao lado do advogado e voluntário Gabriel Capistrano, ela teve 3 filhos, Lúcio Cardoso Capistrano, Vitória Maria Cardoso, Carlos Henrique Cardoso e também 3 netos; Gabriel, Paulo e João Vitor.Nomeada pelo Estado, a professora e diretora trabalhou na Escola Estadual Doutor Luiz Pinto de Almeida, que na época foi considerada a melhor escola da cidade. Em seguida, atuou como diretora na Escola Estadual Sanico Telles, onde se aposentou após 30 anos de jornada.

Mesmo na terceira idade, ela é um exemplo de que com os cabelos brancos, ainda é possível dar frutos e fazer a diferença na sociedade. Natural de Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais, a santa-ritense que estudou até o 2º grau e se formou como normalista é voluntária da Creche de Santa Rita desde a sua fundação, cujo nome era Nossa Senhora do Carmo e que também era presidida pela fundadora Clélia Sodré Capistrano. A creche foi inaugurada no dia 16 de julho de 1963, e Thereza já participava algumas vezes, mas em 1988. Ela se envolveu completamente, no que já faz 30 anos que projetos e sonhos são realizados através desta guerreira.

O início da carreira como professora em 1950, apenas dilatava o amor que cada vez mais trazia a convicção de que inúmeras crianças a esperavam para receber sua atenção e carinho. Dona da frase “O tempo é uma invenção, não existe”. A senhora a frente de seu tempo faz questão de afirmar. “Estamos neste mundo para vencermos as diferença, os preconceitos, amar o próximo, e quando digo que o tempo não existe, quero dizer que nunca é tarde para fazer alguma coisa. Não importa a idade, o que importa é fazer”.

É nesse mesmo ritmo e harmonia que Thereza é responsável pela entidade que atende 135 crianças de 4 meses a 7 anos da zona rural e zona urbana. As crianças participam de eventos, de programas de saúde como vacinação, prevenção odontológica com orientação de agentes da saúde e ainda tem atividades recreativas e pedagógicas. As aulas são lecionadas por professores preparados e toda alimentação é acompanhada por nutricionistas.

A Creche Santa Rita é uma instituição que trabalha em prol da comunidade santa-ritense e tem como principal objetivo dar assistência aos filhos para que os pais que não têm condições de pagar uma babá possam trabalhar com tranqüilidade. Thereza que também é a Presidente do Conselho Tutelar, mesmo não tendo conhecimento aprofundado sobre burocracia, todos os fatores burocráticos são solucionados por ela. Além disso, também é registrado através do CNPJ da Creche, convênios em outras instituições como, por exemplo, o Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações). Neste convênio, menores de 14 a 17 anos trabalham registrados e recebem um salário mínimo com todos os direitos. E depois, são encaminhadas para o mercado de trabalho conforme a desenvoltura de cada um.

Qualquer tipo de dificuldade que seja preciso enfrentar para a benevolência de Santa Rita do Sapucaí faz com que Thereza não se sinta atraída pela desistência. “È grande a peleja, mas o sabor da vitória é incrível”. Com toda modéstia, esta mulher vista pela sociedade santa-ritense como brava, não faz questão de ser citada e nem lembrada, o que é inevitável pelos moradores da cidade.

Dona Thereza Capistrano Cardoso é um exemplo de como ser solidário. “O que importa é o resultado, o efeito e não o agente”. Mesmo, sem ter sido agraciada ainda com uma homenagem à altura do seu exemplar porte de cidadã, seu nome já está consagrado na história de Santa Rita do Sapucaí. s e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias

2 comentários:

  1. Particularmente considero difícil encontrar alguém que tenha tamanha disponibilidade para servir a sociedade como "Thereza Cardoso", Sem dúvida ela é um diferencial entre mulheres e demais. Para "Thereza Cardoso", eu tiro o meu chapéu!!!!

    ResponderExcluir
  2. Verdadeiramente, Thereza é um exemplo de mulher, pois nos dias atuais, a correria tem tomado conta do nosso tempo, não estamos tendo tempo nem para nós mesmos e muitos menos para a sociedade.

    ResponderExcluir